terça-feira, 6 de outubro de 2015

População ainda tem muitas dúvidas sobre o processo de migração para a TV digital - Histórias de Rio Verde

Se vão ficar sem sinal de TV mesmo com parabólica e qual a antena ideal para instalarem são as principais questões apontadas

Hoje cedinho tratamos dos detalhes do concurso cultural "Aluno Digital", que no próximo dia 9 será lançado nas escolas públicas de Rio Verde, com o tema "Rio Verde: a primeira cidade com a TV plenamente digital". Para montar o edital e cuidar dos detalhes do concurso, nós nos reunimos com os pedagogos Cristiane Ribeiro, do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Marineuza Prado e Nesto Borges, diretora do Núcleo Pedagógico e coordenador de Ensino Médio da Subsecretaria Regional de Educação em Rio Verde, respectivamente.

À tarde, visitamos o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Dom Miguel, situado no bairro Céu Azul, e conversamos com a gestora Aladir de Sousa, que já é parceira da EAD no processo para a digitalização plena da cidade de Rio Verde, pois o CRAS Dom Miguel funcionou como um posto de agendamento para famílias do Bolsa Família que receberão o conversor e a antena gratuitamente. Aladir de Sousa também vai ajudar a Coordenação de Mobilização Local da EAD no trabalho de conscientização e apoio aos idosos, para que não fiquem sem receber o sinal de televisão em casa após o desligamento do sinal analógico.

À noite, fomos ao bairro Popular participar de uma reunião com membros da Pastoral da Oração, da Pastoral da Saúde e da Pastoral Familiar, da Igreja São Vicente de Paulo, na casa de dona Divina Geleia, a convite de Sirley Garcia, coordenadora da Pastoral Familiar. Dos participantes, pouco mais de 50% haviam migrado para a TV digital, muitos disseram que migrariam até o final deste mês. Percebemos que a população ainda tem muitas dúvidas, tais como: ficar sem acessar a TV, mesmo com parabólica; qual o tipo adequado de antena para a recepção digital; onde comprar conversores e antenas; e a quantidade exata de canais recebidos na plataforma digital em Rio Verde.

Durante reunião, participantes puderam tirar todas
as dúvidas sobre o desligamento da TV analógica.
Na casa de dona Divina, a TV digital foi o tema central da reunião.
Sirley e esposo, Valdomiro Garcia, são nossos parceiros
na divulgação da conversão da TV em Rio Verde.
Os participantes do encontro reclamaram de falhas na recepção de alguns canais digitais, esclarecemos que isso pode ocorrer devido ao tipo inadequado da antena adquirida, à forma como foi posicionada a antena ou devido à necessidade de ressintonização dos canais. Eles também aproveitaram para cobrar a ausência da Record e da Band na recepção digital de Rio Verde e para citar alguns exemplos de pessoas pertencentes a sua comunidade que, mesmo não estando enquadradas no programa Bolsa Família, dificilmente terão condições financeiras para conseguir realizar a migração para a TV digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário