sábado, 10 de outubro de 2015

Gabiente Itinerante e Feira de Ciências incetivam população a migrar para plataforma digital - Histórias de Rio Verde

Hoje participamos de dois eventos que aconteciam paralelamente: o Gabinete Itinerante – projeto organizado pela  equipe do deputado Heuler Cruvinel –, na praça do bairro Vila Renovação, e a Feira de Ciências do Colégio Estadual Martins Borges, no Centro da cidade. Em nossa tenda no Gabinete Itinerante passaram muitas pessoas, elas tinham muitos questionamentos sobre a migração para a TV digital, e muitas dúvidas eram relacionadas ao Bolsa Família. Por exemplo, muitas famílias cadastradas no programa em outros estados, que mudaram para Rio Verde, acreditam que podem receber o kit conversor.


Conversamos com a professora Alciene Alves, ela virou digital assim que viu na TV que haveria uma mudança na transmissão do veículo e que essa mudança traria melhor qualidade de imagem e de áudio. "Valeu a pena, na época, paguei um pouquinho mais caro do que se paga atualmente, mas não me arrependo", frisou. Ela nos disse que logo em seguida teve que trocar a TV do quarto do filho, pois ele não aceitava ter uma imagem inferior àquela da sala. "Depois que migrei para o digital, toda a minha família aderiu ao novo sinal. Meus irmãos quiseram comprar uma TV nova e doamos as TVs velhas aos meus alunos do bairro Promissão que não tinham TV", contou.


Prof.ª Alciene: "O Brasil do tamanho que é e Rio Verde ser escolhida
 como a primeira do Brasil a ter uma TV plenamente digital foi muito chique".
No evento, descobrimos a dona Giosiane Pereira, que ainda não havia feito o agendamento para a retirada do kit conversor, segundo ela, por "comodismo e falta de tempo", por isso decidimos ajudar dona Giosiane a resolver de vez esse problema, e realizamos o agendamento com ela através do número 147. "Eu fiquei sabendo (do kit conversor) pela televisão, mas eu estava adiando, como todo brasileiro", confessou.
Dona Giosiane ficou agradecida com a nossa
iniciativa, agora ela está a um passo de ser digital.

Depois que falamos aos presentes sobre a TV digital, no palco do evento, fomos procurados por Cleane dos Santos. Ela é do Bolsa Família e ainda não sabia que poderia receber o conversor e a antena, e gostou muito da notícia, pois a sua TV é plana, mas não é digital. "Fiquei feliz, porque é muito bom para quem não tem", comentou. Cleane disse que a televisão é essencial para ela, porque sem o veículo de comunicação fica ruim ter acesso às notícias.   
Cleane agora vai poder assistir a sua TV com sinal digital e gratuito.
O casal João Maria de Lima e Maria das Dores da Silva também nos procurou. Eles ainda não têm parabólica nem TV digital, e como são beneficiários do Bolsa Família, no estado do Rio Grande do Norte, queriam saber se iam poder receber o kit conversor da EAD. Como foram informados de que não poderiam receber o kit, quiseram saber qual a média de preço do conversor e onde poderiam comprá-lo, pois para Maria ter uma TV em casa é fundamental: "Se eu não tivesse TV não dava, não posso ficar dormindo o tempo todo, e não saio de casa", frisou. Durante a nossa passagem pelo Gabinete, também levamos o mascote para animar a criançada que lá estava e aproveitou para festejar antecipadamente o seu dia.

Digital posa para foto com crianças e palhaço Bolota.
Já na Feira de Ciências da Escola Estadual Martins Borges, um grupo de voluntários da Faculdade Objetivo iniciou uma campanha com o intuito de repercutir o tema "migração para a TV digital em Rio Verde" nas redes sociais. A campanha está vinculada à fanpage da Faculdade Objetivo e a foto mais curtida, até duas semanas antes do desligamento em Rio Verde, vai ganhar uma televisão digital.

Alunos da Faculdade Objetivo inauguraram campanha
de incentivo à migração dos rio-verdenses para a TVD.

Participante da feira tirou foto com a plaquinha "Sou digital, e você?"

Equipe da recepção da Faculdade Objetivo vai utilizar a camiseta
da EAD até o desligamento do sinal da TV analógica
Professor Fabio, à direita, e os alunos do curso de
Comunicação Social durante ação na Feira de Ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário