segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Cidade recebe ministro das Comunicações interino - Histórias de Rio Verde

Parceiros da EAD participaram de solenidade simbólica para entrega de kits


Hoje recebemos em Rio Verde a visita do ministro das Comunicações interino, Francisco Ibiapina. Ele veio até a cidade, juntamente com a sua comitiva, para acompanhar o andamento do processo  para o desligamento do sinal analógico de TV, coordenado pela EAD em parceria com  radiodifusores, governo local e sociedade civil. Francisco Ibiapina, secretário-executivo do MiniCom, substituiu o ministro das Comunicações André Figueiredo, que participa de uma viagem presidencial à Suécia e à Finlândia. Na comitiva, além de assessores do ministério, estavam presentes: Jovino Pereira, diretor do Departamento de Outorgas dos Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações; Rodrigo Zerbone Loureiro, presidente do Gired; Daniel Slavero,  presidente da Abert, e João Resende, presidente da Anatel. 

Comitiva teve recepção calorosa ao chegar à cidade.
Autoridades de Rio Verde recepcionaram comitiva do MiniCom.

Do aeroporto, a comitiva seguiu para o Sindicato Rural de Rio Verde, ponto de entrega de kits conversores aos benefíciários do Bolsa Família, onde aconteceu uma solenidade oficial que contou com a participação de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo federal, estadual e municipal, e de diversas entidades da sociedade civil engajada no projeto de digitalização da TV em Rio Verde. Na oportunidade, foi realizada uma entrega simbólica de dois kits conversores. 
Durante a sua fala,  Francisco Ibiapina lembrou que a mobilização realizada pela população de Rio Verde representa um diferencial para se chegar ao objetivo desejado. "Um aspecto subjetivo, que não é mensurado diretamente, é o envolvimento da sociedade com a TV digital. A comunidade de Rio Verde faz a diferença para alcançar esse salto tecnológico", ressaltou. O presidente da Anatel, João Resende, por sua vez, pediu à EAD um reforço ainda maior para informar e conscientizar a população sobre o desligamento da TV em Rio Verde: "Precisamos garantir que a população seja informada sobre a digitalização e possa tirar todas as suas dúvidas sobre o processo", reforçou. 
O presidente da EAD, Antônio Carlos Martelleto, além de ter recordado que 95% da população já tem ciência do desligamento do sinal analógico, deu ênfase ao trabalho que a EAD vem desenvolvendo na cidade de Rio Verde e citou o apoio recebido pela rede de colaboradores que aderiram ao projeto até o momento. Já o prefeito de Rio Verde, Dr. Juraci Martins, expressou em seu discurso o orgulho que sente por Rio Verde ter sido escolhida a cidade-sede do projeto piloto para a digitalização plena da TV no Brasil. O conselheiro Rodrigo Zerbone, por sua vez, enfatizou a importância da mobilização social para que o projeto piloto ocorra com êxito. "O apoio da população é fundamental para que Rio Verde complete o processo de digitalização da TV", lembrou.

Presidente da EAD falou sobre a atuação da empresa em Rio Verde.

Evento reuniu representantes de diferentes segmentos
governamentais e não governamentais da cidade.
Beneficiária do Bolsa Família recebeu kit conversor
das mãos de autoridades presentes ao evento.
Após a solenidade, o ministro interino e sua comitiva visitaram a casa de uma beneficiária que já recebe o sinal digital e duas lojas que comercializam conversores e televisores, para conhecerem in loco as facilidades que têm sido oferecidas aos clientes na compra dos equipamentos.
Vendedor da Fujioka, Geraldo Leão, recebeu a comitiva do MiniCom.
Proprietário do Mercadão da Eletrônica fez uma rápida
explanação sobre produtos que comercializa.
Em seguida, a TV Anhanguera, filiada à Rede Globo, recebeu a comitiva em suas instalações, com a proposta de deixá-la a par das ações que têm sido realizadas em Rio Verde, para informar à população sobre a TV digital e o desligamento do sinal analógico, desde quando foi anunciado que a cidade seria pioneira no Brasil em migrar de forma plena para a TV digital. Os executivos da TV Anhanguera Marcelo Guimarães (gerente geral) e Guliver Leão (diretor jurídico e relações institucionais) aproveitaram para reclamar da atuação dos demais radiodifusores em Rio Verde no tocante aos esforços insuficientes para a divulgação do desligamento.

Em discurso na TV Anhanguera ministro reforçou a importância de se
garantir que população de Rio Verde continue acessando a televisão.

Executivos falaram sobre esforços da emissora em favor
da conversão da população para o sinal de TV digital.
TV Anhanguera apresentou ao ministro Francisco Ibiapina o panorama da
conversão para a TV digital em Rio Verde, do ponto de vista da radiodifusão.
Comitiva do MiniCom durante visita à TV Anhanguera.

Parceiros da Coordenação de Mobilização Local da EAD prestigiaram a solenidade que contou com a presença do ministro interino Francisco Ibiapina, no Sindicato Rural de Rio Verde. 

Simão Borges e Sandra Marlene, gestores da Fundação
Pestalozzi e Escola Bom Pastor, respectivamente.
Alunos e professor do grupo de hip-hop Fora de Controle.
Professor Fábio Ferreira e aluna voluntária da Faculdade Objetivo.
Viviane Moraes e Jonathan Arruda, do projeto Voluntários BRF.
Vereador Idelson Mendes, também nosso parceiro.
Wagner de Souza, artista circense que nos acompanha
em ações realizadas cidade adentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário