segunda-feira, 5 de outubro de 2015

EAD recebe total apoio de líderes comunitários para atuar nos bairros -Histórias de Rio Verde

Não podemos reclamar do dia de hoje: quatorze novos parceiros para a nossa caminhada

Hoje, logo cedinho, visitamos a Associação Pestalozzi de Rio Verde, também conhecida como Dunga. A entidade desenvolve um trabalho na cidade de Rio Verde bastante reconhecido e admirado por todos os rio-verdenses. Além de educar pessoas com deficiência, possui um centro intensivo de reabilitação que atende a comunidade, com seus psicopedagogos, fisioterapeutas, psicólogos e fonoaudiólogos, e faz tratamentos precoces para diferentes tipos de deficiências. Os bebês com deficiência também recebem terapias especiais, como aulas de natação.



Lá, fomos recebidos pelo professor Simão Dias Borges, presidente da entidade, e também parceiro da Coordenação de Mobilização Local da EAD, que nos permitiu falar para cerca de quarenta dos seus alunos, ocasião em que fizemos uma abordagem mais aprofundada sobre o tema "TV digital" e divulgamos informações importantes sobre o desligamento do sinal analógico de TV.

Professor Simão Borges está conosco pela
divulgação da TV digital e apoio à comunidade

Os alunos foram extremamente atenciosos e demonstraram muita curiosidade a respeito do processo e, sobretudo, muito amor à televisão. Futebol, novelas, desenhos animados e telejornais estão entre os gêneros de programas preferidos dos estudantes. Alguns dos alunos relataram que assistir televisão é a única forma de ter entretenimento quando estão em casa. Mais uma vez surgiram dúvidas sobre a antena parabólica, inclusive da parte dos professores. Muitos queriam saber se quem tem parabólica é obrigado a comprar conversor e antena para continuar vendo televisão.  

As dúvidas com relação às antenas
parabólicas estão sempre no ar.
Alunos ouviram, aprenderam e tiraram dúvidas
para levar as respostas para as suas famílias.

Alunos da Fundação Pestalozzi encamparam conosco a
proposta de "Não deixar ninguém para trás" em Rio Verde


 

 





À tarde, visitamos, a convite da Lucy Falchetti (Abelhinhas II), um grupo de mulheres grávidas do projeto Berço de Luz, desenvolvido pelo Centro Espírita Euripedes Barsanulpho. No projeto, as mulheres recebem aulas para preparar artesanalmente os enxovais dos bebês que, em grande parte, são doados pelo próprio centro. As mulheres aprendem, por exemplo, a costurar, pintar, bordar e fazer croché. Dentre as mulheres com quem conversamos, quatro eram beneficiárias do programa federal Bolsa Família e somente uma delas ainda não havia feito o agendamento para receber o kit conversor doado pela EAD. Três mulheres não beneficiárias do Bolsa Família chegaram a dizer que, infelizmente, iriam ficar sem televisão, pois não tinham condições de comprar o conversor e a antena.

À noitinha, fui à Faculdade Objetivo participar de uma reunião com os professores Márcia Raduan, coordenadora do curso de Comunicação Social, e Fábio Ferreira, do curso de Publicidade e Propaganda, e com alunos da Agência Escola de Comunicação. Durante o encontro, traçamos estratégias de atuação dos alunos participantes do projeto de extensão "TV digital em Rio Verde: não vamos deixar ninguém para trás",  que faz parte de um convênio celebrado entre a EAD e a Escola de Comunicação da Faculdade Objetivo. Ao todo, serão 117 alunos que atuarão como voluntários na Coordenação de Mobilização Local da EAD. Na próxima quinta-feira, faremos um evento de boas-vindas aos alunos, que já devem começar a desenvolver as suas atividades durante uma Feira de Ciências a ser realizada na Escola Estadual Martins Borges, neste fim de semana.

Em seguida, participamos de uma reunião com líderes comunitários, organizada por Regivaldo Silva – conhecido mais popularmente como "Baiano", presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Rio Verde (CONDEC), para falar sobre a TV digital, considerando conceito, vantagens e transformações culturais.  

Baiano é o mais novo parceiro da EAD.

Durante a reunião, os líderes Mario Neto, Domingos Santos Filho e Valdir Siqueira, que têm a questão ambiental como foco de trabalho, demonstraram muita preocupação com o destino dos aparelhos de TV analógicos na cidade de Rio Verde, pois sabemos que muitos citadinos têm descartado os equipamentos no lixo. "Isso pode gerar sérios problemas ambientais", afirmou Mario Neto. Diante disso, discutimos algumas prováveis soluções para a questão, como eleger uma entidade responsável por receber e passar adiante os aparelhos, realizando doações a pessoas interessadas. A reunião foi muito produtiva e os líderes, que também tinham muitas dúvidas sobre a TV digital, receberam esclarecimentos. Uma das grandes dúvidas é sempre em torno de ficar ou não sem sinal de TV, caso o domicílio possua apenas recepção por antena parabólica, algo já bastante relatado em nossos posts anteriores.

Líderes demonstraram bastante interesse com o tema TV digital.

Os líderes ficaram orgulhosos em saber que Rio Verde será
a primeira cidade da América do Sul a ser plenamente digital.
Ao final da reunião, os presidentes de bairros agradeceram a nossa participação no encontro e se comprometeram a abrir as portas dos seus bairros para as ações da Coordenação de Mobilização Local da EAD, para que  conversemos com os cidadãos e divulguemos o desligamento do sinal analógico de TV, acompanhando a situação de cada família.  
No final da reunião, o nosso saldo foi de 13 novos parceiros no CONDEC.

Eles fizeram questão de registrar o nosso encontro.
Este foi mais um dia de trabalho cheio de novas conquistas para o projeto de tornar Rio Verde plenamente digital no dia 29 de novembro. O nosso compromisso agora é com cada cidadão, família e entidade a que temos cativado, motivado, convencido e mostrado a seriedade do nosso trabalho e as nossas melhores intenções. Salve, salve Rio Verde! Salvemos Rio Verde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário