sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Coordenação de Mobilização Local da EAD cria programa de voluntariado - Histórias de Rio Verde (GO)

A ideia é garantir a plena digitalização da TV em Rio Verde, sem deixar ninguém para trás


Hoje é sexta-feira, 25 de setembro. A Coordenação de Mobilização Local da EAD fechou o seu dia com ações voltadas a diferentes frentes de trabalho. Visitamos a TV Anhanguera, a convite de Jeferson Próspero, diretor de programação da rede, para divulgarmos o nosso projeto de  captação de voluntários. Fomos recebidos pelo gerente geral, Marcelo Guimarães, e pela equipe de jornalismo. Na ocasião, articulamos uma possível parceria na realização de eventos pela cidade para divulgação do desligamento do sinal da TV analógica. O gerente geral nos apresentou o Projeto Ciranda, realizado anualmente pela emissora em parceria com a Faculdade Objetivo. O projeto envolve dezenas de voluntários e tem como proposta estimular atitudes de cidadania e gerar comprometimento em prol de causas sociais.  

Marcelo Guimarães é o novo parceiro da equipe de Mobilização Local da EAD.
À tarde, visitamos Denis Muniz, proprietário da rede de supermercados Campeão. Ele aprovou a proposta da EAD para a venda de conversores de TV dentro dos seus estabelecimentos, como forma de popularizar o uso dos aparelhos, gerar concorrência e facilitar o processo de migração para a TV digital. A EAD decidiu realizar medidas mais agressivas no varejo porque tem percebido, com a experiência em Rio Verde, que muitas pessoas ainda não migraram para o digital via conversor por não acreditarem que valha a pena comprá-lo. Elas alegam que não vale a pena o custo-benefício do aparelho, mesmo desconhecendo os resultados da recepção de TV digital através do conversor. Muitas dizem que não vai valer a pena o investimento, então preferem esperar e juntar dinheiro para comprar o aparelho de TV. O curioso é que, quando demonstramos em nossos estandes de divulgação as imagens de uma TV de tubo acoplada ao conversor, muita gente  se surpreende com a qualidade das imagens que vê e muda de opinião.

Denis Muniz vai ajudar a EAD a divulgar o desligamento do sinal da TV analógica.
À noite, fizermos uma intervenção num seminário realizado pelo curso de Engenharia de Produção da UniRV, no qual falamos sobre a TV digital e divulgamos a nossa campanha destinada a captar voluntários para se tornarem agentes de mobilização local da EAD.

UniRV: EAD divulga TV digital durante seminário de Engenharia de Produção.
Antônio Martelleto, presidente da EAD, fala a alunos da UniRV sobre a atuação da empresa.


No seminário da UniRV, também divulgamos para os alunos o e-mail para interessados em participar do nosso projeto: <voluntariorioverde@eadtvdigital.com.br>. Imediatamente, fomos contactados pelo estudante Diego França, agora o nosso mais novo voluntário.

Diego vai colaborar com as ações de mobilização da EAD.
À noite, foi a vez de visitar a Paróquia São Vicente de Paulo. Participamos de uma quermesse na qual fizemos panfletagens e, com a permissão e apoio do padre Luciano Lima, falamos para os paroquianos sobre o desligamento do sinal analógico de TV. Eliene Dias, coordenadora do grupo de jovens, fez a migração para o digital há um ano. Ela comprou um aparelho de TV digital assim que ficou sabendo do desligamento do sinal analógico. "Eu me preocupei em comprar logo a TV, porque se eu não tivesse TV eu ia sentir muita falta da novela, que me distrai muito à noite." Eliene nos contou como tem sido a sua experiência com a TV digital. "O sinal de TV digital é bem melhor, você vê mais nítido, vê melhor, mas a Globo, às vezes, some o sinal e passa até uma hora sem voltar, e o SBT fica oscilando", observou. Contamos à Eliene que, como em Rio Verde já são transmitidos cinco canais em digital, o seu problema pode ser devido ao uso de uma antena inadequada para a área da cidade em que mora, ou mesmo por conta dos ajustes de posicionamento da antena. Sugerimos que ela chamasse um técnico para avaliar. 
 
Eliene e seu grupo serão os nossos parceiros num trabalho direcionado aos idosos.
Seu Milton da Silva ainda não migrou para a TV digital, ele disse que está esperando para ver no que vai dar depois do apagão analógico, mas, ao mesmo tempo, confessou que não conseguiria ficar sem ver TV. "Se eu ficar sem ver TV, vou fazer o que em casa? Aí tenho que brigar com a mulher (risos). A TV preenche o tempo", animou-se. Então, sugerimos que o seu Milton não deixasse para em cima da hora.

Depois da nossa conversa, seu Milton disse que vai providenciar o conversor o mais rápido possível.
A última atividade do dia foi realizar uma panfletagem após uma vigília da Igreja Batista, localizada no centro de Rio Verde.

Mais histórias, percepções e experiências. Os trabalhos da equipe de Mobilização Local avançam a cada dia, sempre na luta para que todos os rio-verdenses sejam incluídos no processo de conversão da TV digital.
Quer ser voluntário da equipe? Basta enviar um e-mail para: voluntariorioverde@eadtvdigital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário