domingo, 10 de abril de 2016

Rio Verde: os impactos do desligamento pelo olhar de dona Ilaci e de Francisco

Este post faz parte de uma série que mostra os impactos do desligamento do sinal analógico de TV na cidade de Rio Verde, a partir do olhar de líderes comunitários, parceiros do Núcleo de Mobilização da EAD e da população em geral.


Francisco Canindé Leandro, presidente do Residencial Paineiras, aprendeu, graças a um projeto da TV Anhanguera em parceria com o Senai, a instalar antenas digitais e, assim, garantiu que todas as famílias do seu bairro continuem acessando o sinal de TV (Como o Residencial Paineiras é um condomínio construído pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida, a maioria dos moradores que ali vivem recebeu o kit conversor da EAD.). No vídeo, ele explica como o processo foi realizado. Francisco é um exemplo a ser seguido, agiu de forma solidária e voluntária, ajudando, inclusive, moradores de bairros do entorno. "Não cobrei nada, porque tudo o que aprendo, eu retribuo com o próximo." 

 Francisco: "A imagem e o som das nossas TVs, hoje, não tem mais aquela chiadeira, agora é tudo nítido".


No vídeo abaixo, dona Ilaci Costa, moradora do Promissão, conta que o presidente do bairro, Geraldo Neto, foi quem a ajudou a fazer o agendamento para a retirada do kit conversor da EAD, já que não tinha certeza se estava entre os beneficiados. Ela diz que ficou contente em receber o kit, pois como o marido está desempregado, a sua família não teria condições de migrar, num primeiro momento, para a TV digital, como é o caso da sua mãe, que ficou sem ver TV. Dona Ilaci relata que conheceu algumas pessoas que jogaram a TV fora, por acharem que não conseguiriam comprar o conversor. Perguntada sobre o comportamento dos seus vizinhos após o desligamento do sinal analógico, ela diz que não escutou nenhuma reclamação e, sim, percebe que estão felizes com a qualidade digital. "Está todo mundo de boa, satisfeito, porque ficou clarinho, ficou pegando perfeito, né?", comemora.

 Dona Ilaci: "Os canais estão todos clarinhos, limpinhos. Então, pronto, é só alegria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário