terça-feira, 17 de maio de 2016

UCB é a primeira universidade oficialmente parceira do Núcleo de Mobilização da EAD - Histórias do DF e entorno

O convênio foi assinado pelo reitor da UCB, prof. Dr. Gilberto Garcia, 
 e pelo diretor-presidente da Seja Digital, Antônio Carlos Martelletto.
Na tarde de hoje, foi realizada uma cerimônia para assinatura de um convênio celebrado entre a Universidade Católica de Brasília (UCB) e a Seja Digital, que visa engajar universitários em atividades de mobilização social dedicadas a apoiar a população do Distrito Federal e entorno no processo de migração plena para o sinal digital de TV. Trata-se do primeiro projeto institucional que vai contemplar o tripé acadêmico Ensino, Pesquisa e Extensão, de forma interdisciplinar, uma vez que envolverá a participação de cinco áreas acadêmicas: Comunicação, Serviço Social, Saúde, Computação e Licenciaturas (Química, Matemática, Letras-Português, Letras-Inglês, Educação Física e Pedagogia). 

O convênio foi assinado pelo reitor da UCB, prof. Dr. Gilberto Gonçalves Garcia, e pelo diretor-presidente da Seja Digital, Antônio Carlos Martelletto. Também participaram da solenidade de assinatura o pró-reitor Acadêmico, prof. Daniel Rey de Carvalho, o pró-reitor de Administração, Fernando de Oliveira Souza, a diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação da UCB, Christine Maria Soares de Carvalho, e o professor Alexandre Kieling, pesquisador dos cursos de Comunicação Social e do Programa de Mestrado em Comunicação da UCB e supervisor do convênio. 

Segundo o reitor, esse convênio é parte da reforma institucional que a UCB está promovendo. Além disso, por ser um projeto pioneiro, pode inspirar outros cursos e campi. "Esse convênio vai trazer um modelo que pode ser referencial para muitos outros cursos da UCB. Que isso seja um grande sucesso e, ao mesmo tempo, um grande aprendizado para todos nós", disse.

Prof. Dr. Gilberto Garcia: "Espero que esse convênio seja de grande aprendizado para todos nós".

Martelletto, em seu discurso, lembrou que um dos propósitos da Seja Digital é acelerar o processo de migração da população para o sinal digital de TV, e citou algumas estratégias pensadas pela entidade para que esse processo ocorra da forma mais humanizada possível. "É um momento muito especial para nós. A televisão tem uma importância fundamental na vida de todos os brasileiros, e nós temos uma relação especial com ela. Temos uma grande responsabilidade em nossas mãos, e o nosso trabalho não pode deixar ninguém para trás", reforçou.  

Antônio Martelletto, presidente da Seja Digital: "O nosso trabalho não pode deixar ninguém para trás".
Durante a sua fala, o prof. Alexandre Kieling agradeceu às partes envolvidas pelo convênio, e disse que, embora a universidade tenha um grande desafio pela frente, pelos riscos inerentes a um  projeto-piloto, espera poder atender às metas estabelecidas. Ele também frisou que esta é uma oportunidade de romper com um "preconceito histórico e arraigaido" contra a televisão, por parte de muitos acadêmicos. "Essa é a chance que temos para mudar essa concepção, pois a televisão ainda é o principal meio de acesso à informação e ao conhecimento do País, e a televisão digital é uma tecnologia que converge com outras mídias e traz novas possibilidades de narrativas e experimentações", reforçou.

O prof. Alexandre Kieling falou sobre a importância
da televisão para o cotidiano do povo brasileiro.

Para a profa. Janete Cardoso, coordenadora do Programa Institucional de Iniciação à Docência (o programa dá oportunidade de estágio, em escolas públicas do Distrito Federal, a estudantes dos cursos de Licenciatura), os seus alunos poderão dar uma contribuição significativa ao projeto, pois desenvolvem atividades complementares e de estágio em oito escolas públicas, situadas em áreas de baixa renda do Distrito Federal: "Tenho convicção de que poderemos apoiar de forma significativa o Núcleo de Mobilização da Seja Digital, pois os nossos alunos de Licenciaturas estão, de fato, presentes nas comunidades escolares onde atuamos, e têm uma relação muito próxima das famílias dos estudantes. No caso da TV digital, é uma temática muito importante porque, além de falarmos que as pessoas poderão assistir a uma televisão com mais qualidade de som e imagem, teremos a oportunidade de discutir o direito à televisão nas escolas públicas", analisou. 

Dentre os projetos previstos para serem executados nos próximos cinco meses, através do convênio Seja Digital-UCB, estão: 

Núcleo de Produção Audiovisual – será criado por alunos do curso de Comunicação Social para registrar atividades realizadas pelo Núcleo de Mobilização da Seja Digital. Os estudantes também farão uma campanha de divulgação da TV digital dentro da universidade e ministrarão palestras sobre a temática em alguns eventos;

Ponto de Aconselhamento Comunitário – o Hospital Universitário terá um espaço, coordenado por estudantes dos cursos de Odontologia e Fisioterapia, dedicado a ajudar pacientes beneficiários do Cadastro Único a realizar agendamentos de retirada do kit conversor da Seja Digital. Os alunos também prestarão esclarecimentos conceituais e técnicos sobre a TV digital durante consultas;

Diálogos Comunitários – alunos de Serviço Social incluirão o tema "TV digital" na pauta de suas visitas a famílias carentes do entorno de Taguatinga, onde fica instalado o campus principal da universidade, e nos Centros de Convivência do Idoso atendidos por eles;

Mutirões Seja Digital – alunos de Licenciaturas darão palestras lúdicas sobre a TV digital em oito escolas públicas nas quais atuam como estagiários;  

Capacitações – alunos de Computação darão oficinas técnicas sobre a TV digital aos voluntários e parceiros do Núcleo de Mobilização da Seja Digital. Eles também atuarão no projeto Antenista Amigo, que pretende, a partir da oferta de capacitação profissional para o ofício de antenista, criar oportunidades de geração de renda para a comunidade local e estimular os aprendizes a ajudarem pessoas da comunidade e familiares, em dificuldade financeira, a instalar conversores e antenas.

Autoridades acadêmicas que compareceram ao evento de assinatura do convênio.
Equipe Seja Digital colaborou na construção do termo do convênio e na organização do evento para assinatura do documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário